segunda-feira, 29 de julho de 2019

História dos 3 porquinhos adaptada para contar na igreja


Historia dos Três porquinhos ( Adaptação para contar na igreja)
O primeiro porquinho era um crente frio, ia à igreja de vez em quando, não orava e jejum? Aaa isso ele nem sabia o que era... 
Sua casa espiritual era a casa de palha...

Certo dia o lobo faminto, porque a Bíblia diz que o inimigo veio p matar roubar e destruir, viu aquele porquinho dando bobeira com aquela casa de palha, e logo pensou : Oba um jantar...

E quando o porquinho viu o lobo chegando correu para sua casa... Mais não teve jeito o lobo soprou e as palhas voaram, a esse porquinho foi um jantar muito fácil p o lobo...

O Segundo porquinho orava de vez em quando, ia na igreja de vez em quando, EBD isso nem pensar, Jejum só quando o pastor pedia, ler a Bíblia só na igreja... 
Aaa louvar de vez em quando...

Passado alguns dias o lobo faminto procurando quem podia tragar encontrou aquele porquinho na sua casa de madeira, porquinho correu e se escondeu, mais o lobo soprou, soprou, soprou, a casinha balançou, então o porquinho se lembrou de Jesus e Clamou, Jesus me perdoa, me ajuda, então pela porta dos fundos ele correu e entrou na casa do 3° porquinho, o lobo então apelou p ponta pé e a casinha veio ao chão, mais quando olhou o porquinho não estava mais lá...

Ajuda-me, me socorre, ore por mim gritou o porquinho... Entrando na casa de tijolos fecharam a porta, o 3° porquinho crente de oração, estava sempre nos cultos, orava como Daniel 3 vezes por dia, era amigo de Deus, sempre estava em jejum, não perdia a EBD, porque é lá que ele aprende sobre Deus, sempre lê a Bíblia e ama falar de Jesus para as pessoas, esse porquinho ergueu sua casa espiritual de tijolos, e lá vem o lobo pra tentar destruir a sua casa, soprou, soprou, soprou e soprou, mais o sopro não adiantou...

Apelou para chutes e ponta pés, também não Derrubou a casinha, e foi quando Ele ouviu uma voz que dizia: Eu e minha casa servimos ao Senhor, o lobo foi embora porque nada podia derrubar aquela casinha, pois o Dono Dela era o Senhor dos Senhores...
Sabe assim como nessa história acontece na vida real: Precisamos cuidar dá nossa casinha espiritual
Orando 
Lendo a bíblia
Consagrando ao Senhor
Indo na igreja e na EBD
Jesus nos contou um parábola sobre um homem que construiu a casa na areia, quando veio a tempestade a derrubou.
Mais o outro construiu sua casa na rocha e mesmo diante de fortes tempestades ela estava firme.
Jesus comparou a casa da areia com o homem que não pratica a palavra de Deus, mais aquele que ouve a palavra de Deus e as pratica é como o homem prudente que firmou sua casa sobre a rocha.Crianças é preciso ouvir a palavra de Deus e obedecer, porque só assim nossa vida vai estar protegida do mal.
É preciso buscar a Deus todos os dias porque só ele pode nos proteger.

Ao final da historia podemos cantar e brincar com o louvor Balança Casinha da Aline Barros.

Balança casinha
Porquinho dentro dá casa Casinha, duas crianças de mãos pra cima fazendo telhado da casa, 
Lobo tenta pegar os porquinhos.
A hora que fala: o lobo pode soprar,
Os moradores trocam de casa, o morador que o lobo pega perde...
Vence os porquinhos q ficarem até o final dá música e a casinha q ficou com habitante.

Historia Adaptada da historia dos três porquinhos por Tia Débora Rodrigues

quinta-feira, 25 de julho de 2019

As pegadas de meu pai




Aí vai uma ideia para comemorar o Dia dos Pais com as crianças de sua igreja. O programa é bem fácil de colocar em prática. Você só precisa se planejar com antecedência. Espero que gostem!

Decoração:
– Enfeite a frente do palco com pegadas de um pai (maiores) como andando num caminho e com pegadas de um filho (menores) seguindo. Se preferir desenhe as pegadas menores dentro das maiores.
– Escreva também o título e o versículo com letras grandes: “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo” 1 Coríntios 11:1.
– Você pode fazer as pegadas e as letras com EVA e colar com fita de parede ou colar no TNT para fixar na parede.
– Escolha algumas crianças que saibam falar alto e tenham boa dicção para dar os depoimentos na hora certa da peça.

Peça
Narrador 1 (com muito entusiasmo) – Chegou o Dia dos Pais! E por que comemoramos este dia? Porque os pais são muito importantes em nossa vida.
Narrador 2 – Segundo a Bíblia, Deus estabeleceu a família e “inventou” este sistema de pais para a nossa vida! Os pais cuidam de nós, providenciam o sustento enquanto somos crianças, dão o exemplo para seguirmos um caminho que agrade a Deus, e transmitem princípios dados por Deus para sermos felizes e completos.
Narrador 1 – As pegadas do meu pai. Mas o que quer dizer isto? Você sabe que uma pegada é um vestígio, um rastro, um sinal deixado pela pisada ou passagem de um homem ou um animal por algum lugar. Veja o exemplo na decoração (mostre). Costuma-se dizer que seguir as pegadas de alguém é fazer o que essa pessoa faz; imitar essa pessoa.
Narrador 1 – A Palavra de Deus, diz que o pai deve:
• Ensinar seus filhos
“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo quando envelhecer não se desviará deles”. Provérbios 22:6

• Disciplinar seus filhos
“Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo”. Provérbios 13:24

• Ser justo e ter uma vida correta
“O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos”. Provérbios 20:7

• Aconselhar seus filhos
“Meu filho, se o seu coração for sábio, o meu coração se alegrará”. Provérbios 23:15
Narrador 2 – Como vimos, não é fácil ser um pai de acordo com a Palavra de Deus! Saiba que, quanto mais perto o seu pai estiver de Deus e quanto mais ele depender de Deus, mais ele será um pai segundo a vontade de Deus para você.
Narrador 1 – Deus também quer que você seja um filho como ele planejou, pois também foi Deus quem “inventou” esta história de filho.
Narrador 2 – Segundo a Palavra de Deus, o filho deve:
• Prestar atenção ao ensino do pai
“Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai”. Provérbios 4:1

• Obedecer ao pai
“Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai”. Provérbios 6:20

• Dar alegrias ao pai
“O filho sábio dá alegria ao pai”. Provérbios 10:1

• Aceitar a disciplina do pai
“O insensato faz pouco caso da disciplina de seu pai, mas quem acolhe a repreensão revela prudência”. Provérbios 15:5
Narrador 1 – Também não é fácil ser filho de acordo com a Palavra de Deus! Você só conseguirá ser um bom filho se andar bem perto de Deus. Na verdade, e com certeza, este seria o melhor presente para o Dia dos Pais! Talvez Deus queira usar a sua vida para que seu pai chegue bem pertinho de Deus e seja um pai segundo a Bíblia.
Narrador 2 – Vamos ouvir agora o depoimento de alguns filhos.
Alguns depoimentos:
– quantos depoimentos você achar necessário;
– ensaie antes para que a criança não se perca na hora de falar;
– faça a seguinte pergunta para obter a resposta: qual o exemplo que seu pai dá que você gostaria de seguir quando crescer? A criança pode se lembrar de alguns. Cite três qualidades que você admira no seu pai).
– Escreva o depoimento para que a criança treine falar sem se perder.
– Na hora certa o narrador pode chamar a criança pelo nome, então ela vai à frente e fala no microfone.
Narrador 2 – Na Bíblia, em 1 Coríntios 11:1, está escrito: “Tornem-se meus imitadores como eu sou de Cristo”. Foi o apóstolo Paulo quem escreveu estas palavras. Paulo procurou obedecer a Deus, fazer sua vontade, imitar a Jesus, andar em suas pegadas, e por isso, pôde dizer para que nós o imitássemos, andássemos sobre as pegadas dele.
Se seu pai está seguindo a Jesus, você pode imitá-lo, pois andando sobre suas pegadas, você estará seguindo a Jesus. Seguir o exemplo de um pai que crê e obedece a Deus, guiará você a Jesus e a uma vida completa.
Mais alguns depoimentos: outras crianças
Narrador 1 (ler pausadamente) – Pegadas. Pegadas por toda parte. Todos os dias. Em todos os momentos. Às vezes, sem sequer serem percebidas que foram deixadas… Mas, marcadas, indelevelmente impressas. São as suas, pai. Seu pensar, seu falar, seu agir – tudo, em todo tempo.
Últimos depoimentos: outras crianças
Narrador 2 – Pai, suas pegadas conduzem. Seu pensar, seu falar e o seu agir influenciam seu filho. Para onde suas pegadas estão levando seus filhos?
Narrador 1 – Você precisa de Jesus. Vá a ele. Em toda parte. Todos os dias. Em todos os momentos. Só Jesus pode dirigir sua vida. Como já diz o Salmo 85:13, “A justiça irá adiante dele, cujas pegadas ela transformava em caminhos”.
Narrador 2 – Somente a justiça de Deus pode abrir o caminho. Então, siga por esse caminho. E não se assuste ao ver quem está bem atrás de você! São eles, seus filhos.

Continuando o programa:
1 – Cante uma ou duas músicas em Homenagem aos Pais com todas as crianças. (ensaie antes o coral);
2 – Ore pelos pais – chame todos os Pais à frente para a oração;
3 – Entregue as lembrancinhas para os Pais enquanto eles ainda estão reunidos à frente.




Fonte: Ensino Infantil num Clique

Não desista!


Ligados no mesmo ramo, pelo mesmo caule, nutrido pela mesma seiva, a diferença está no tempo de Deus para cada um.
Sua Hora vai chegar, Não desista!!!

Vamos cuidar de nossos adolescentes

(Recebi pelo whats)

Dispomos hoje de muitos recursos que desviam a atenção de nossas crianças e adolescentes da Palavra. Vamos unir nossas forças para levá-los a amar a Palavra de Deus e ter uma vida feliz, segura em Cristo. Evitando a depressão e todas as consequências desastrosas que temos vivenciado nessa presente era. Não podemos fugir da realidade, mas podemos proteger através do melhor método: o ensino da Palavra de Deus🙌🏻

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Dicas para o culto infantil


Você sabia que é no Culto Infantil que podem ser descobertos os chamados de seus alunos?

Fique atenta as dicas:

O culto é INFANTIL, ou seja, dê prioridade para as crianças.

Deixem que cantem, orem pelas ofertas, recolham as ofertas, e até preguem.

Assim elas poderão se desenvolver e aprimorar o que Deus quer que elas façam para Ele.

Qual é o Tema?
O Culto Infantil deve ser baseado em um tema, como "obediência, amor, fé, arrebatamento, amizade, fruto do Espírito e outros"
Porque assim durante todo o culto a criança aprenderá sobre aquilo.

Pense que, nada deve ser feito de qualquer maneira e você e eu fomos chamados para ensinar e apascentar os cordeirinhos e o culto também não deixa de ser uma grande extensão do ensino cristão para as crianças.

Vamos Louvar?
Crianças amam se movimentar e porque não criar um momento especial do culto para isso?
Comece com músicas mais animadas e vá diminuindo o ritmo, assim quando terminar elas estarão animadas, mas calmas.

Leia o Versículo Base do Tema no Início do Culto
Leia na bíblia, peça para que os auxiliares ou obreiros disponíveis ajudem as crianças a encontrarem o versículo.
Leia pausadamente o versículo e depois o explique, você pode usar a sua criatividade para fazer as crianças entenderem o versículo.

Ministração
Assim como nos cultos de "Adultos", no culto infantil deve ter a Pregação/Ministração

É interessante o uso de recursos, mas não é regra.

Você pode ministrar ou chamar alguém para ministrar.
Mas é importante que a ministração seja de acordo com o tema proposto.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar!
Que Deus te abençoe grandemente, e que as dicas sejam úteis para você

Confie em mim, filho!


Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito.
Eu me sentava no chão, olhava e perguntava o que ela estava fazendo.
Respondia que estava bordando.
Todo dia era a mesma pergunta e a mesma resposta.
Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada e repetia:
"Mãe, o que a senhora está fazendo?
" Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o que ela fazia me parecia muito estranho e confuso. Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, compridos, curtos, uns grossos e outros finos.
Eu não entendia nada.
Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava:
"Filho, saia um pouco para brincar e quando terminar meu trabalho eu chamo
você e o coloco sentado em meu colo. Deixarei que veja o trabalho da minha posição."
Mas eu continuava a me perguntar lá de baixo:
"Por que ela usava alguns fios de cores escuras e outros claros?"
"Por que me pareciam tão desordenados e embaraçados?"
"Por que estavam cheios de pontas e nós?"
"Por que não tinham ainda uma forma definida?"
"Por que demorava tanto para fazer aquilo?"
Um dia, quando eu estava brincando no quintal, ela me chamou:
"Filho, venha aqui e sente em meu colo.
Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado.
Não podia crer! Lá de baixo parecia tão confuso! E de cima vi uma paisagem maravilhosa!
Então minha mãe me disse:
"Filho, de baixo, parecia confuso e desordenado porque você não via que na
parte de cima havia um belo desenho.
Mas, agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu estava fazendo."
Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito:
"Pai, o que estás fazendo?"
Ele parece responder:
"Estou bordando a sua vida, filho."
E eu continuo perguntando:
"Mas está tudo tão confuso... Pai, tudo em desordem. Há muitos nós, fatos
ruins que não terminam e coisas boas que passam rápido. Os fios são tão escuros.
Por que não são mais brilhantes?"
O Pai parece me dizer:
"Meu filho, ocupe-se com seu trabalho, descontraia-se, confie em Mim...
Eu farei o meu trabalho.
Um dia, colocarei você em meu colo e então vai ver o plano da sua vida da minha posição."
Muitas vezes não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas.
As coisas são confusas, não se encaixam e parece que nada dá certo.
É que estamos vendo o avesso da vida.
Do outro lado, Deus está bordando...