sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Dinâmica infantil - Enfrentando seu medo



OBJETIVO:
Ensinar que somos fortes em Cristo

MATERIAL:
Uma sala escura, um objeto bonito e especial para representar um tesouro (uma pedra diferente, objeto diferente, uma peça prata ou dourada…)

QUANTIDADE DE PESSOAS:
Ilimitado

IDADE:
Crianças a partir de 7 anos e adolescentes de até 12 anos

DURAÇÃO:
Depende da quantidade de crianças.

APLICAÇÃO:
Prepare uma sala, pequena de preferência. Guarde dentro dela o “tesouro”. É importante que ela fique bem escura. Tire coisas pontiagudas ou objetos que as crianças possam se bater e machucar. Segurança acima de tudo.
As crianças não devem ver como a sala ficou.
Conte uma bela história sobre ser corajoso (a) e valente para conquistar as bênçãos de Deus. Uma dica é a história de Davi e Golias. (1Samuel 1). Explique que ter medo é normal, mas é importante que como Davi confiar em Deus.
Faça uma cerimônia bem bonita dizendo que eles foram chamados por Deus para serem valentes.
Depois explique que como prova da bravura e confiança em Deus, eles como guerreiros que confiam em Deus, entraram na sala e conquistaram um grande tesouro. Não poderão acender a luz.
Uma criança entrará na sala e procurará o tesouro no escuro, com coragem e valentia. E sairá com o tesouro. Pegue o tesouro e esconda novamente, e chame outra criança. Faça isso até que todas as crianças tenham entrado na sala e mostrado bravura e confiança em Deus. Lembre-se de elogiar cada criança que cumprir o desafio, para motivar o outro. Oriente as crianças a não falarem sobre o desafio até que chegue a hora.
É importante criar um clima de solenidade para as crianças sintam-se como guerreiros de verdade. A imaginação é uma arma poderosa.
Depois sente-se em círculo e peça que cada criança fale o que sentiu. Ouça atentamente cada uma delas.

REFLEXÃO:
Explique que todos sentimos medos, inclusive Davi. Mas em Deus nós vencemos nossos medos e conquistamos coisas grandiosas. Faça uma oração apresentado aquelas crianças como guerreiros de Deus. Muitas daquelas crianças vão entender essa dinâmica como rito de passagem e vão passar uns dias se sentido muito especiais, valorize isso!
Trabalhar com crianças é encantador, pois elas estão ainda no mundo da imaginação. Valorize tudo que elas falarem, faça as se sentir especiais. As dinâmicas para crianças é um ótimo momento para que as crianças usem sua imaginação para aprender a palavra de Deus.


Autoria desconhecida


Nenhum comentário:

Postar um comentário